6 de jan. de 2012

Um livro fabuloso

                                                                     
                                                                
Gilles Eduar é antes de tudo um leitor de fábulas. Isso, em conjunto com suas generosas doses de talento, faz desse livro um inusitado encontro. Diálogos Fabulosíssimos reconta 20 fábulas de um forma, digamos, peculiar.
 Gilles traz a tona uma suposição interessante ao universo da fábula: 'E se resolvêssemos contá-las de outras formas, que não pela 'ordem' da moral e do que está instituído?' Assim, fugindo do sonolento politicamente correto que inunda as histórias destinadas às crianças atualmente, o autor subverte e produz outros sentidos para as fábulas.
Temas como morte, disputas, gênero, laços sociais, regionalidades e tantos outros povoam o livro desse escritor e ilustrador. Na leitura nota-se a profundidade de Gilles com as histórias, que nos mostra com cuidado e a honestidade como que cada uma delas foi recriada, e mais, nos convoca a todo tempo  a participar da brincadeira. Seja nos diálogos propositivos ou nos questionamentos provocativos.
Fora o texto o livro traz ilustrações do próprio autor e essa é outra linguagem interessante do livro, da qual podemos analisar as através das imagens as subversões qu o autor propõe das fábulas.
Gilles fecha o livro com uma breve resenha de cada uma das fábulas ali contempladas.
Bem, a obra é uma grata surpresa, que não se esgota apenas na leitura, mas nos leva a revisitar nossas visões de infância, de moralidade, de ética ... enfim, um prato cheio e saboroso de uma literatura pra todos!



_________________________________________
Resenha publicada inicialmente no Skoob

2 comentários:

  1. mais fábulas para colorir nossas vidas.
    ps: eu quero tanto ler este livro. você que provocou! *_____*

    ResponderExcluir
  2. é uma ótima pedida.
    Acho que não vai se arrepender,rê!

    (:

    ResponderExcluir

Aceita um café?!