27 de fev. de 2009

... precisamos de uma pra viver!

Será que os sonhos morrem dentro de nós ou os suicidamos?!

Me fiz essa pergunta esse final de semana,ao ser questionada por uma universitária da área de humanas que já perdeu seus ideais!
Mesmo me parecendo tão louca essa hipótese,temo em concordar com ela.
Mas ainda prefiro ser utópica!
E minha amiga tinha suas razões de não ser,ela estava no 3 ano de um curso que não desejava,numa universidade "pública",que sabemos que tem seus sabores e dessabores!
Enfim,ela estava prestes a cometer o suicídio de pelo menos alguns de seus sonhos,os acadêmicos!
Eu entrei na universidade agora e pra falar a verdade,eu não espero muito não; Mas por muito desejar o curso que escolhi,tenho em abundância sonhos para minha vida acadêmica.
Sonho em ser uma pesquisadora social e usar respeitosamente os estudos de grandes homens para melhorar nossa sociedade.
Afinal,piaget,lacan,freud,Paulo freire,Rubem alves, vygotsky e muitos outros cientistas socias, um dia,creio eu,sonharam que podiam fazer diferença nesse mundo e, por isso depositaram horas,dias,semanas e quem sabe uma vida inteira para estudar e descobrir métodos e teorias que ajudassem à sociedade.
Hoje,nós estudamos esses pesquisadores nas universidades e achamos utopia suas pesquisas,é bem verdade que o Brasil ainda não tem solo fértil para receber essas sementes,mas, no entanto devemos nos sujeitar ao sistema e cruzar nossos braços,esperando mudanças estantâneas?
Nãão,devemos nos apropiar desse privilégio.Se você é universitário, e tem a chance de estudar e analisar o sistema,estude querendo fazer a diferença.
E se bater o desânimo,que é natural e perfeitamente justo,pense utopicamente no seu papel para a sociedade.Talvez,muitas pessoas riram desses grandes cientistas,como riem de você agora,mas eles não desistiram de pensar no próximo.
Talvez a sua contribuição chegue a longo prazo, e você nem veja os frutos,mas com certeza em alguma vida,ao redor da sua trajetória a semente vai germinar e você vai ter contribuido de alguma forma para salvar o sonho de alguém.

Esse é o objetivo que deve nos nortear na Universidade.

2 comentários:

  1. grande thamilla,eu tambem entrei na faculdade tem pouco tempo, sobre seu texto é bom falar de um outro pesquisador muito respeitado, q estudou a inteligencia humanna por mais de vinte anos ,augusto cury.encaro o curso q eu escolhi como um desafio para tornar o mundo um pouco melhor e o ser humano um pouco mais digno.

    ResponderExcluir
  2. Menina..
    to por aki!!
    xD
    ainda bem q tu jah considerou Psi como ciência social!
    esqueceu de citar Rogers,viu?!
    bons pensamentos!

    Te aguardo sempre: www.porfalaremvida.brogui.com

    ResponderExcluir

Aceita um café?!