Sou estudante de graduação em Psicologia pela Universidade Federal - Campus Sobral, curso o 5º semestre dos 10 que são necessários para a formação em Psicologia. Dentre os tantos caminhos percorridos nessa travessia me deparei nesses anos de graduação, atuando no movimento estudantil, com uma luta importante e necessária a todos aqueles que reivindicam por uma formação pública com qualidade, o mover-se.
O curso de Psicologia desde sua "invenção" na cidade de Sobral passa por particularidades delicadas e tensões que se estendem até hoje à sua comunidade estudantil. Ecos que reverberam na formação de suas turmas, como: ausência de Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) em condições de funcionamento, ausência do psicólogo técnico para ocupar o SPA; ausência de Laboratório Experimental, Biotério e bioterista, ausência de bibliografia básica na biblioteca, ausência de professores em quantidade adequada ao engresso dos estudantes nas vagas ofertadas no vestibular.
Enfim, essas são as causas de optarmos pela greve! Nos últimos meses reivindicamos essas causas de formas pontuais, sem optar pela paralisação. Fizemos passeatas, ações em rádios, jornais, porém não conseguimos, de fato, efetividade e ligeireza nas causas reivindicadas.
Assim, foi decisão em maioria do corpo discente pela paralisação das atividades por tempo indeterminado e ,concomitantemente, realização de ações em prol dos nossos direitos, pela nossa formação de qualidade. Porque GREVE = TRABALHO!
Somos cientes, portanto, que o curso de Psicologia-Campus Sobral apesar das ausências é um espaço de aprendizagem e interlocução do mais alto nível, com estudantes envolvidos nos diversos eixos da Universidade - pesquisa, ensino e extensão. Temos pesquisas, trabalhos e intervenções apresentados, divulgados e publicados em congressos e revistas de todo o Brasil. Nossas produções acadêmicas são elogiadas em todos os encontros que participamos, nossos projetos de extensão estão espalhados por toda a comunidade sobralense: nos bairros, nas escolas, nas empresas, nos hospitais; os estagiários de psicologia ocupam diversos lugares através do saber/fazer Psi na cidade de Sobral.
Por isso, diante dessas interlocuções que não cessam apesar dos contratempos e dos espaços que nos são possíveis através da Psicologia na cidade de Sobral e região, não podemos deixar de mencionar e nos orgulhar do trabalho fabuloso do corpo docente do nosso curso, que trabalha diariamente para nosso crescimento acadêmico, profissional e pessoal.
Somos amparados por professores competentes, que efetuam dentro e fora das salas de aulas ensinamentos éticos, metodológicos, epistemológicos, científicos, políticos e afetivos acerca dos saberes em Psicologia e das demais áreas de saber que se avizinham ao saber/fazer psicológico.
Portanto, temos grandes motivos para acreditar e lutar pelo saber que escolhemos exercer como profissão. Se reivindicamos desse modo é porque acreditamos que a Universidade Federal do Ceará tem compromissos pertinentes relativos às nossas queixas e que os quesitos reivindicados por nós são necessários para nossa formação com qualidade em Psicologia. Afinal, não estamos pedindo mais do que nos é devido e mais do que é preciso por lei para um curso de Psicologia funcionar.
Lindo sentir a força desse movimento! Avancemos!
ResponderExcluirboa noite sou estudante apesar de ñ ser de psicologia tmbm apoio todos os movimentos de greve: Professores do estado,dos universitários que o governador que retirar os investimentos de bolsas de iniciação cientifica FUNCAP,dos correios,dos bancos enfim axo que devemos sempre lutar por um país melhor porque se fomos esperar pela nossa politica estaremos no fundo do poço eles sempre vão querer retirar cada vez mais nossos direitos!!!ENTÃO PROPONHO Q TODOS SE UNEM PARA FAZER UM MANIFESTO SÓ PORQUE SÓ ASSIM SEREMOS TODOS VISTOS E QUEM SABE OUVIDOS!!!É POSSÍVEL BASTA QUE CADA LIDER AMPLIE SEU AMBIENTE DE COMUNICAÇÃO E ORGANIZAÇÃO COMO HORA, DATA, LOCAL E DIVULGAÇÃO E ASSIM ATE MESMO O POVO QUE SIMPLESMENTE APOIA ESTARAM COM VC6 !!!
ResponderExcluirTatiana,
ResponderExcluirobrigada pelo apoio e pode ter certeza que levarei sua ideia p/ assembléia com os estudantes.
Façamos ecoar nossas vozes!
Thamila Santos