Roupa é letra.
Ao me deparar com essa minúscula afirmação, eu que sou uma leiga admitida nesse mundo de moda me incomodo. Ela me parte em vários pedaços e faz minha soberba de principiante gritar rendida aos encantos dessa linguagem. Sim, roupa é linguagem! E por trás desse universo trilionário do “mundinho” da moda, como alguns teimam em chamar, existe mentes geniais.
Uma delas é a do mineiro contador de histórias, Ronaldo Fraga. Embora goste de moda e acompanhe a correria das semanas fashions, nunca tive coragem de abrir meu blog para comentar algo que eu não sei,como quais serão as tendências,a cor do verão/inverno etc. Então prefiro me alimentar de outros blogs/sites especializados e gabaritados no assunto.
Mas não poderia, de forma alguma, deixar passar o brilhante Ronaldo Fraga. Só pra gente lembrar todos os dias que trabalho é feito de bem mais que inspiração,é na labuta,no estudo,na ousadia,no humor e na alma que começa o desvelar de uma história.
O desfile dele aconteceu na terça-feira, mas eu estava tomando fôlego e coragem pra falar do que ele apresentou na SPFW. Assim como em um concerto, Ronaldo veio preparado e afinadíssimo,apresentou sua obra de arte e fez as roupas falarem na passarela.
Ele veio com uma coleção de inverno inspirada na dança iconoclasta da coreógrafa e bailarina alemã Pina Bausch, morta em 2009. Mais uma vez mostrou bem mais que modelos e moda. Um trabalho autoral,que conta histórias através do tecidos!
NA FOTO: a coleção apresentada na SPFW/inverno.
Ele diz: “Moda e literatura são dois instrumentos para escrever, contar a história. Considero a moda o registro mais eficiente do tempo que a gente vive. A roupa é uma página em branco e a escrita é de quem a está usando. Os nomes que prestei homenagem até agora – como a Pina Bausch - são figuras que trazem coisas muito caras ao tempo em que vivemos. A Pina, por exemplo, foi muito criticada por misturar em sua dança cinema, literatura e outras artes.”
Com isso,Ronaldo nos dá mais uma lição de grandiosidade.
E que bom que a moda brasileira tem esse grandioso contador de historias!
FOTO: Ronaldo no seu atelier.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aceita um café?!