7 de fev. de 2011

Retratos do aconchego.

"Fiquei encantado: ele era uma pessoa larga.
Largueza, para mim, é qualidade muito importante nas pessoas."

(Caio Fernando Abreu)

Convoco Caio e sua comitiva de carinhos em forma de palavra para abrir este post, que não tem nada de novo no que tange os assuntos relativos à humanidade. Deter-me-ei em pessoas na sua mais escancarada composição: Pele, ossos, sangue e ternuras.
Há quem goste de relacionar essa composição apenas à sobrevivência; Eu gosto descaradamente de ir além, acho que isso pertence as pessoas que "deliciam-se em manter-se vivo".
Hoje tive um dia de "gostar de manter-me viva”, por isso relatei com veemência a afirmativa acima. Provei em pêlo, osso, sangue e ternuras o abismo letral que Caio nos confronta no aforismo de abertura. Passei uma manhã inteira com algumas pessoas largas. E ,assim como o arrebatador autor, concordo que largueza é uma qualidade importante nas pessoas.
Encontrei,durante a manhã inteira deste dia, para papear e matar a saudade a Bruna Clézia {a fofa ilustradora do meu livro}. Como plano secundário nos encontraríamos para uma reunião sobre o detalhes do livro, mas tivemos como primeiro e ótimo plano boas doses de risadas e conversas sobre literatura, Psicologia, Filosofia e Tempo { é ,aquele mesmo que é dividido em 24 h por dia}.
Bruna veio da sua cidade para me encontrar e por isso aproveitamos cada segundo {do tal tempo} para matar a saudade e degustar boas risadas.


Entre os tantos assuntos, conversamos sobre a parceria acertada para a ilustração do livro. Bruninha veio toda organizada com seu material { Mega profissional. rs}. Estava em mãos com a pasta repleta dos desenhos que vem trabalhando para o textos e cheia de ideias para as novas ilustrações. Eu fiquei boba de alegria com o entusiasmo dela, que me encheu de orgulho com cada traço desenhado. Tá tudo lindo,gente! É um cuidado, uma delizadeza ... dá gosto de ver!
A reunião foi na faculdade { a Bruna também estuda Psicologia} e a gente aproveitou pra matar a saudade daquele lugar {que é a nossa segunda casa}. Estava tudo bem animado por lá, apesar de ser segunda-feira e ainda estarmos de FÉÉÉRIAS!
Eu e bruna estavámos na maior vive de reunião {rsrs} eis que chega uma turma animada pra alegrar ainda mais o dia: os fofos Dani e Paulinho { que foram se abrigar na faculdade para resolver os perrengues de acadêmico de Psicologia - apesar das férias}.
Aí foi só farra, taí as fotos que não me deixam mentir. Todo mundo virou "garoto propaganda" do livro e se deliciou com as ilustrações da Bruninha.


Foi demais! Uma reunião não planejada que acabou dando super certo. A cada dia que passa eu fico mais feliz e realizada com o resultado desse projeto que, apesar de engatinhar, tem me levado a pessoas cheias de entusiasmo pela vida. Reafirmando pra mim mesma, a toda instante, {do tal tempo que foi assunto da conversa} como é maravilhoso estar vivo!  




ps. A epígrafe do Caio Fernando Abreu é uma homenagem à Bruninha que é fã descomedida dele.

12 comentários:

  1. Oh turma linda! Todos super talentosos e queridos!
    Boas vibrações para tua obra Thami! ;)

    ResponderExcluir
  2. Thami!
    Eu até passei por lá hoje de manhã - deixar coisas na secretaria- mas nem pude ficar. Mçae tava me esperando pra embelezar ela :}

    Mas deixei um beijo pra tih com a Bruna.
    Eu fiquei doidinha pra ver os desenhos, mas preferi me conter pra ter a surpresa depois.
    ê coisa linda (:

    ResponderExcluir
  3. ê maravilha de encontro! Thami, quando esse livro tiver pronto vai dá figth de gente querendo contemplar tanto talento junto(:

    ResponderExcluir
  4. Genteeeeee
    vcs não sabem como fiquei feliz com nosso encontro!! Tô poupando as páginas do livro com medo de que ele acabe, mas não consigo parar de ler!!!

    a Thami é meu poço de inspiração!!!!
    adooooroo

    ResponderExcluir
  5. Povo lindo da minha vida,
    um coração grato por ter vocês como amigas.
    E bruninha, em palavras pra vc.
    ( como disse hoje,tá?!)

    ResponderExcluir
  6. Fico muito impressionada com o seu talento para manter amizades e o seu c uidado com elas!
    Ah, e adoro Caio Fernando, MUITO, sendo ele o meu escritor preferido ever.
    Um livro super legal que eu li nesses ultimos tempos foi "Para sempre teu, Caio F." da Paula Dip, que era amiga dele. Se vc ler vc vai perceber que Caio tinha esse mesmo zelo com seus amigos! =D

    ResponderExcluir
  7. Samilla, é incrível como esse "talento" olhado de fora parece talento, mas é bem mais transpiração,sabe?
    Eu tenho uma extrema dificuldade de cultivar amizades do modo tradicional.
    Eu necessito de pausas, de silêncios, de ausências .... e nem sempre isso traz sorrisos nos amigos que estão a volta.
    Mas concordo com vc e talvez com caio, { vou atrás desse livro urgente} que o mais bonito e interessante em uma amizade é o cuidado,o zelo.
    Apesar de etar longe de ser a amiga que querem que eu seja, eu sou aquela que tem sede em ser amiga.
    Tem um enormo engodo entre as duas posições ... e eu gosto muito disso.

    Obrigada pelo recado lindo e cheio de inspirações pra mim.

    Um dia a gente pode conversar mais sobre isso!

    ResponderExcluir
  8. Acho que conheço você de algum lugar...
    Casamento na praia te diz alguma coisa?

    ResponderExcluir
  9. Hum! Exatamente, este casamento mesmo, se eu não me engano cê tava se bronzeando na praia com a Paulinha e outra menina que não lembro o nome...

    Eu sei que é complicado de lembrar, então Logo, logo coloco foto e te aviso ok?

    Adoro demais teu blog,
    Acho até que já li tudo...

    Abraço flor!

    ResponderExcluir
  10. e toda noite eu passo por aqui, a procura de palavras, conforto, consolação e cafés :D
    ando sentindo uma falta danada de amotoados de palavras novas e desavessada, thami.
    quem mandou ser tão viciante? volta pra gente! ;*

    ResponderExcluir

Aceita um café?!