21 de jan. de 2011

A história do meu livro.

Queridos, quem me visita com frequência percebeu que eu estou atualizando pouco o blog. Antes sempre tinha posts quentinhos, quase que seguidos. Confesso a vocês que ando escrevendo pouco, ando meio lenta nessas férias, curtindo outras coisas, aproveitando minha família, minha cama,a nossa casa nova na serra, bem ... Sonhando alguns projetos novos, realizando outros! Na verdade tenho me movido aos pouquinhos, como quem se espreguiça assim que acorda.

Faz algum tempo que gostaria de compartilhar com vocês o motivo das minhas ausências. Agora vou poder enfim dar uma palhinha do que ando fazendo nessas férias.

Bem, eu ando compilando meu primeiro livro. Segundo na verdade! (o primeiro foi fruto de uma oficina que eu participei na Semana de Educação do Sesc em 2009 , ministrada pelo poeta Ítalo Rovere , onde os participantes puderam confeccionar seus próprios livros, ilustrar e produzir algumas poesias com a experiência da oficina). Então, naquele dia produzi meu primeiro livreto de poesias, quase que numa brincadeira descompassada, mas que me rendeu boas lembranças e algumas poesias engraçadas.

Por isso, com muita gratidão ao Ítalo e aos meus companheiros de oficina (na qual eu pude compartilhar minha poesia) considero sim meu primeiro registro.

Depois disso veio a ideia do blog e toda a brincadeira séria que existe até hoje, como vocês podem ler.

Matutei durante alguns dias relembrando essa experiência e resolvi colocar no papel um segundo registro das coisas que eu ando escrevendo ao longo desses dois anos. Em fevereiro faz dois anos de #doavesso e dois anos que essa "brincadeira" de escrever me tomou de vez. Então, pra celebrar esse ciclo que se completa, resolvi me aventurar em um novo registro.

Como no primeiro, vai ser tudo artesanal, embora bem maior. Escolhi 24 textos para compor esse livro e juntei algumas ideias antigas para concretizá-lo. Venho trabalhando nele desde o comecinho das férias e tem sido muito prazeroso escolher os textos, pensar na arte, sonhar com a capa e com todos os outros detalhezinhos.

Como é um livro artesanal penso em fazer pouquíssimas cópias, em decorrência do custo ser elevado. Vai ser como um presente a amigos bem especiais que dividem comigo a alegria e as vertigens desses avessos.

Por enquanto ele está todo no computador, estou fazendo a revisão de texto e dando uns últimos ajustes. Como ficou beeeem extenso (tem 65 páginas), tudo tem que está em ordem para a impressão. Por isso estou cuidando dos alguns detalhes que ainda faltam.

Então, (NOSSA como eu falo escrevo), resolvi compartilhar com vocês o esboço. Pois já está tomando forma. Como eu sou suspeitíssima pra falar e minha mãe que já viu (+ ainda) quero saber a opinião de vocês. Opinem!


Ah, como vai remeter uma história desses dois anos optei pela alusão ao título do blog - Avessos!


O livro é dividido em três partes, uma delas vocês podem ver aí em cima na foto - "UM CLAREAR" e as outras são segredo ( Não vou entregar tudo né?! Perde a graça. hehehehe)
Dentro dessas três partes estão os textos específicos (escolhidos para estampar as três seções). Para deixar na vontade eu entrego somente o primeiro texto que é a "A inventora de palavras”, mas os outros 23 também são surpresa!

Aqui estão as dedicatórias ( só o comecinho delas) , um dos 24 textos e mais uma vez a capa que será incrementada com retalhos de panos.


E aí gostaram do aperitivo? As fotos ficam grandes para vocês poderem bisbilhotarem de perto. Espero que vocês tenham se deliciado tanto quanto eu tenho me alegrado em fazer. Quando tiver todo prontinho e impresso venho mostrar à vocês.


Beijos cheios de ansiedade

26 comentários:

  1. Mostra mesmo!
    Thami, vou roubar uma frase sua: que fofura! *-*
    Gente, eu super apoio. E aposto que este livro renderá tanto que você vai ser pressionada a publicar mais edições. Vai ficar famosa no Brasil e depois no exterior. ;DDD
    Outro dia eu estava conversando com uma amiga por messenger (não lembro se foi com a Bruna. Enfim, foi com uma amiga).. e eu estava falando de você.
    De como, você é especial e tão cheia de amor.
    Aliás, você transborda amor e é tão vital que deixa marcas, mesmo virtualmente, por onde passas.
    Acho tão incrível, que acredito mesmo, que Deus tenha colocado todas as coisas lindas e boas em você.. e nossa! O mundo seria maravilhoso se todas as pessoas fossem, ao menos, metade do que você é.
    'Cê tem um coração quase do tamanho do amor. E tenho certeza que este livro deixarás bem claro tudo o que eu estou escrevendo aqui.
    Eu acredito no sucessão que este livro vai causar. Quer ver.. vamos esperar! .D
    E eu nem tenho explicação pro tamanho do carinho que sinto de você.
    *----*

    ResponderExcluir
  2. por você*.
    Enfim, ignore os erros.. é o sono -'
    ;DD

    ResponderExcluir
  3. Rê, encheu meu coração de ternuras.
    Maranhão já pode esperar uma cópia.
    hahahahahaha

    ResponderExcluir
  4. caramba, quero muito ler! uma das cópias da primeira remessa é minha! :*

    ResponderExcluir
  5. Minhaaaa nossa!!!=OOO....sempre com surpresas, ahh Thami, fico muito feliz por você, já estou ansioso para ler (sorteia uma cópia para o povo da sala..asuuahs)....mas tem que ter o dia do lançamento do livro, com direito a dedicatória e tudo, como sempre nossa turma adora esses momentos especiais (ideias pulando aqui...ahahah)......Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Mandi, fico tão feliz de vc ter gostado da ideia.
    Lógico que vou compartilhar com você!
    Eu sei que vc adorar ler, adora essas "sentimentalidades". beijo

    _________________________
    Paulinho, adorei a ideia de sortear um pra sala. Quem dera eu tivesse grana para distribuir quantos eu quisesse. Mas vou sortear um pra minha tão querida turma. Afinal, vcs compõe muito bem essa minha história. Ah,tem supresinha na dedicatória pra vcs. hehehehehehehehe

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Ah, mas é lógico que eu vou querer um! heueheuheuehe
    Thami, gostei demais da idéia (sempre um poço de craitividade!),já tô ansioso pra ver os textos, as ilustrações, enfim, tudo...
    Oh, e nem se preocupa que jajá você vai ser sondada por alguma editora, aí depois é só esperar pra ganhar um jabuti e em seguida um nobel de literatura! xD
    xêro

    ResponderExcluir
  8. Kércio,
    ri muito agora! Só vc,como sempre.
    Deixa começar as aulas,vc vaier só.
    heheheehehehehehe

    obga querido pelo apoio que vc semp dá. (:

    ______________________
    Naty, me sinto lisongeada por vc ter vindo aqui e dizer isso. Sua linda! Assim que tiver pronto os leitores do blog terão prioridade.
    Quem sabe sorteio um aqui,né?

    beijo

    ResponderExcluir
  9. Ai q lindo Thamila!! Não se preocupe Deus vai abençoar para que mais pessoas possam ter o privilégio para ler esse livro!!
    Pode sim ser uma pequena remessa a primeira, mas é só crer que a segunda pode vim quando você menos esperar!!
    Eu quero ler tambémm!! Oxe Parnaíba precisa descobrir teu talento!! rsrsrsrs...

    Parabénsss lindonaaa!!

    ResponderExcluir
  10. Bruninha,
    nossa que felicidade te ver por aqui.
    Gente, quantas pessoas queridas me dando apoio e força! Preciso urgente de patrocínio para fazer umas 100 cópias. hehehehe

    Bruninha, obrigada de coração.
    (:

    ResponderExcluir
  11. Entrando na filaaaa! \o/
    Thami que honraaa! *-*
    Sempre lhe disse o quanto lhe adimiro! Uma flor cheia de doçuraa!
    Eu torço demais por você... e essa obra vai dar o pontapé que faltava pra você deslanchaar! *-*

    Fico super feliz e honrada de trocar idéias com você! Parabéns! Segura o sucesso minha linda, porque ele vem a galopes! ♥

    ResponderExcluir
  12. Thamila, mas que lindos estao os esboços....!!! Pros poetas e escrevedores de plantao (ou de vez em quando mesmo) já dá pra ver que vao ser otimas paginas de se deliciar... se puder, quero ter a honra de vê-lo de perto... parabens!!!

    ResponderExcluir
  13. AHÁÁÁÁÁÁ!!!! Que feliiiiiiiiiiz, Thami!!!
    Eu entro na fila atrás de um monte de gente pra ganhar também!! Eu me contento só com a cópia do livro em pdf... Só de poder ler o que tu escreve já é uma honra e uma diversão no estilo "mão no saco de feijão da Amèlie Poulain"!!!
    Ah, e claro que tem que ter uma noite de lançamento daquelas que vai todo mundo a rigor!!
    Parabéns pela criatividade, Thami!!
    Torço por ti!! ^^

    ResponderExcluir
  14. Dricaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, bem lembrado sobre a versão em pdf que eu posso disponibilizar,néah?
    Mas se eu pudesse JURO que fazia um para cada, para dar de presente a vcs. Por que não tem nada melhor que o livro em mãos, pra grifar as coisas legais, pra cheirar,pra guardar na estante, hum ...
    Gente, tô com confeccionando um protótipo e tá dando uma trabalheira. #confesso Mas é bem prazeroso!
    Acho que vcs vão amar!

    ______________________

    Camila, muito obrigada pelo carinho. ^^

    ResponderExcluir
  15. Dizem que devemos durante a vida plantar uma arvore, ter um filho e escrever um livro!!esta fazendo a tarefa direitinho não é??!!
    tenho certeza q ficará lindo!!
    bjoss

    ResponderExcluir
  16. Tem selinho pra vc lá nos quatro cantos!!

    http://meusquatrocantos.blogspot.com/2011/01/meu-1-selo-e-ainda-de-qualidade.html

    bjoss

    ResponderExcluir
  17. Thamiiii, adorei a ideia do livro e já me candidato a comprar um.
    Imagino a belezura qe vai ser, você sempre é muito caprichada. E a gostosura qe vai ser de ler. Me vende um, please? Com autógrafo e tudo ta?
    Ah, eu qero ser chamada pra noite de autógrafos viun? Ai de vocês se não lembrarem da minha pessoa!
    ;D

    ResponderExcluir
  18. Lis,
    muito honrada com a sua visita e o seu carinho.
    Com tantas pessoas queridas e amadas Tô pensando já em um encontrinho bacana de lançamento.
    Algo bem a minha cara, intimista, com música, doces e poesia.
    Ah, adorei essa ideia de lançamento!
    E vc estará convidada sim.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Oi Thamila,

    Não me contive ao ler o post e vim aqui deixar meu apoio ao projeto do livro!
    Não faz muito tempo que descobri o blog, mas já me encantava com alguns de seus rabiscos no orkut.
    Dá pra sentir a singular sensibilidade e a leveza de espírito em cada verso "avesso"! Então, venho deixar meus sinceros incentivos e pleitear uma vaga na fila da versão em PDF, tá! Bjoo, boa sorte!

    ResponderExcluir
  20. Eu disse esa semana qe o que eu mais acho bonito na palavra (seja na esrita ou na vocalizada) é que ela encurta as distâncias.
    Kaio,querido!
    muito obrigada pelo apoio! Vc e a Dyne são muito especiais.

    Mandarei em pdf sim, assim que tiver prontinho lhe envio.

    (:

    ResponderExcluir
  21. eu nem preciso dizer que estou aos pulos aqui!!! Não sabia desse projeto belíssimo,flor!!!! Aiiiiin, agora, eu quero acompanhar de camaroteeeee viu!!! Louca louca pra ver as novidades!!! =D

    ResponderExcluir
  22. Sorteio! Sorteio!
    Adorei a idéia, eu ainda preciso de muito tempo pra fazer o meu
    ahahahaha
    não é digno ainda.
    Tá lindo po seu thami.
    Adorei as images, sua cara.
    COMÉQUEPODE!?
    NEM COM TUA FOTO NA CAPA O LIVRO IA FICAR TÃO PARECIDO CTG COMO PARECE ESTAR
    *-*


    que seja lindo como tudo que você faz mãy.
    :**

    ResponderExcluir
  23. Nota mental: Proxima semana de psicologia tem que ter livros da Thamila a venda. TEM Q TER.

    ResponderExcluir
  24. Thaaaamiiiii,
    cê sabe que ando um tanto distante deste mundo. Mas é bom que assim seja! a surpresa foi ainda maior! õ// ! Soube por você mesma. Rháaaaa. Então, já fui contagiada pela emoção e ansiedade que envolve o esperar ficar pronto o teu lindo livro.
    (:

    Beijinhos, flor;*

    ResponderExcluir

Aceita um café?!